top of page
poeira.png

Capa Boletim Poeira, n. 5, CPT/PR.

diluvio.png

Dilúvio da Itaipu. O Mausoléu do Faraó,1978.

História e Foco

​

A Poeira WebRádio é educativa e sem fins lucrativos. Voltada a divulgar conteúdos relativos a História e aqueles relacionados aos debates sobre questões atuais e sobre as relações possíveis entre História e Música. Sua equipe é formada por pessoas que têm o interesse comum pela música, pela construção e pela divulgação de conhecimentos comprometidos com a sociedade.

​

Trata-se de uma rádio comunitária e colaborativa, que conta com o auxílio e participação da comunidade de ouvintes, de seus editores, programadores e convidados. Sua grade de programas  está em constante atualização e busca transmitir músicas e informações dos mais diferentes tipos e gêneros. 

​

Seu nome tem por fonte de inspiração o Boletim Poeira, informativo que circulou no Oeste do estado do Paraná entre as décadas de 1970 e 1980 e era o principal veículo de comunicação usado pelos trabalhadores rurais da região. O Boletim Poeira foi criado pela Comissão Pastoral da Terra e tinha como objetivo noticiar a situação local, os problemas então vivenciados no universo rural e que eram consequência da crise econômica e política característicos da época, bem como dos  processos de modernização da agricultura. 

 

Além disso, buscava informar os camponeses sobre as mazelas sociais no campo e socializar experiências de organização e luta por direitos. Desse modo, também ocupou papel de destaque nos embates em que os camponeses estavam envolvidos,  sendo que alguns deles eram consequência das desapropriações causadas pela construção da Usina Hidroelétrica Binacional Itaipú. 

 

O uso de expressões artísticas, tais como a música, o teatro, a poesia, a arte imagética e a paródia foram amplamente utilizadas nas páginas do Boletim Poeira. Além da atuação da CPT e do seu principal veículo de comunicação (O Boletim Poeira), as rádios locais tiveram importante e impactante atuação para dar ampla divulgação aos acontecimentos que marcaram a história da região Oeste do Paraná naquela época e, vale registrar, continuam a ter repercussões contemporâneas.

​

Desse modo, a Poeira WebRádio, a partir das potencialidades proporcionadas pelo desenvolvimento tecnológico e das possibilidades oferecidas pela Rede Mundial de Computadores (World Wide Web), inclusive contando com o apoio de alguns daqueles que estiveram envolvidos na constituição do Boletim Poeira na década de 1970, busca ser uma ferramenta de comunicação e  de troca de informações. Portanto,  tal qual seu congênere do passado, busca ser um espaço comunitário para a partilha e pulverização de emoções, arte e conhecimentos.

​

Poeira_1-sem fundo.png
bottom of page